TRABALHO COM MORADORES DE RUA

Por Marcinho - http://naomordamaca.com/2012/10/11/trabalho-com-moradores-de-rua/

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. Pv 21:3

Um dia Deus falou esse versículo no meu ouvido, eu tinha acabado de rejeitar dar alimento a uma moradora de rua, no mesmo instante voltei para ela e não só o fiz mais pude falar de Deus e criar um grande vinculo com minha agora então amiga Claudia.”

Bom dia galera, como sabem procuro sempre escrever aqui pra vocês aquilo que tenho vivido na pratica com Deus, geralmente acabo contando o que aconteceu então algumas pessoas me preguntam como ou que dicas poderia dar para fazer esses evangelismos na sua cidade, igreja, escola sei lá o que.  Sexta-feira passada mais uma vez saímos para o trabalho com moradores de rua, preparamos o lanche, o suco, os cobertores e as bíblias, mas orientado pelo líder do projeto tive que escrever um mini manual para treinar as pessoas que tem no coração fazer esse trabalho, logico que ele não é perfeito mais é um pouquinho da nossa experiência nas ruas.  Espero que você curta:
Se você está lendo este informativo, talvez entenda ou passará a entender que Deus se importa muito com os necessitados, gostaria de começar dizendo que se sua expectativa é de que as pessoas abordadas se convertam e mudem suas vidas, muito bom, mantenha a esperança de que isso é plenamente possível e depende muito do trabalho que nós e outros irmãos em cristo estão fazendo neste momento, porém, nossa expectativa ainda é maior, mesmo sem vermos aparente mudança nas pessoas abordadas, nós voltaremos para casa transformados, ajudar e não somente isso, mas amar nosso próximo é um mandamento, e se Jesus nos ordenou a fazer isso, é porque aprova e com certeza estará no caminho que trilharmos, mesmo que Ele pareça estar vestido como um morador de rua e não o conheçamos! Lc 24:13-53
Iremos pontuar algumas dicas importantes no evangelismo nas ruas, nunca é demais lermos para que possamos ser cada dia mais assertivos. Vamos lá?
Cuidados  Gerais
1-    O trabalho com moradores de rua não é uma auto-ajuda, esteja bem resolvido espiritualmente e sentimentalmente para participar do trabalho.
2-    É fundamental ter conhecimento da bíblia e estar preparado para o evangelismo.
3-    Para que o trabalho possa ser bem organizado, confirme o quanto antes sua presença, seja pontual e procure ser constante, algumas pessoas farão vínculos que é importante serem mantidos.
4-    A presença é fundamental, porém a ajuda financeira, por meio de doações ou intercessão também faz parte do trabalho e é tão importante quanto.
 Dicas Pessoais
1-    É preciso ter cuidado com nós mesmos, não evitaremos contato físico, mas tomaremos atitudes que nos protejam e protejam aos moradores.
2-    Use roupas confortáveis ( calça jeans, tênis fechado, blusa) que não acumulem muitos resíduos, como tectel, couro, lona etc…
3-    Ao abraçar, use o cobertor para proteção.
4-    Esteja bem alimentado,
5-    Não leve objetos de valor, caso não seja possível, não deixe a mostra, guarde na base ou em um veículo que possa ser fechado.
6-    Se estiver como motorista não desfaça o comboio, respeite as leis de trânsito, ninguém vai ser caridoso com você neste momento, procure não parar em lugares pouco iluminados e mantenha o veículo fechado.
7-    Como pedestres, fique atento ao atravessar ruas.
8-    Nunca abordem os moradores sozinhos, mesmo que já tenha experiência.
 Dicas para o trabalho
1-    Peça licença, e respeite o lugar onde estiver o morador, o papelão é sua cama, não pise, e a marquise seu teto e casa, trate como se estivesse fazendo uma visita, e como qualquer pessoa ele pode rejeitar sua presença.
2-    Antes de fazer a abordagem combinem quem a fará, para que não haja medo ou desconfiança por parte do morador de rua, recomendamos que vá de três a quatro pessoas e se permitido após o primeiro contato os demais se aproximarão.
3-    Evitem fazerem interrogatórios iniciais, após conquistarmos tal confiança, seja cauteloso e evite fazer promessas que não possa cumprir, um dia voltaremos e encontraremos muitos no mesmo lugar, ele vai lembrar e te cobrar.
4-    Após a abordagem, pergunte se a pessoa quer receber uma oração, não o obrigue, salvo situações especiais, chame a presença de um líder.
5-    Para aqueles que não estiverem fazendo a abordagem no momento, cuidado com as conversas ou brincadeiras, estamos em um ambiente espiritual, esteja alerta e interceda pelos demais.
6-    Após o termino do trabalho é de extrema importância a  reunião do grupo na base, para refletirmos, testemunharmos e cobrirmos uns aos outros.

Se você tem mais dicas sobre o trabalho com moradores de rua mande um email para www.facebook.com/margraffiti ( Marcinho).
Vamos aprimorar a obra que fazemos para o senhor ok? Deus abençoe.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Co 15:58
Olha a galera do projeto , tem mais mas essa foi no último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário